Clique nas imagens para ampliar
Dentre todos os detalhes, cuidados e precauções que se devem tomar ao se iniciar uma obra, é crucial antes mesmo de começar a projetar, a avaliação do terreno.
Executar uma sondagem simples de solo pode evitar diversos tipos de empecilhos e danos na empreitada. Conhecer bem o terreno é crucial para determinar o tipo de fundação necessária para o tipo de construção desejada.
Encontrar a prestadora de serviços ideal não é uma tarefa fácil, a melhor maneira de saber que tipo de serviço está contratando é entender melhor sobre sondagem simples de solo.
INFORMAÇÕES SOBRE A sondagem simples de solo:
O mercado de sondagens atualmente oferece uma gama muito grande de empresas que prestam este tipo de serviço, quando se faz uma busca na internet é possível encontrar todo tipo de sondagem, para uma infinidade de finalidades diferentes, mas a sondagem simples de solo ainda é a mais procurada e ofertada no mercado devido ao seu baixo custo e eficiência.
O processo de sondagem simples de solo se dá através de uma estaca oca que será fincada no solo enquanto sofre repetidos golpes de um peso de sessenta e cinco quilos. À medida que a estaca é introduzida o solo está sendo coletado no barrilete pela estaca oca metro a metro.
Um técnico é responsável por contar o número de golpes necessários para introduzir a estaca a cada quinze centímetros, caso se faça necessário, no caso de um solo que esteja oferecendo muita resistência, um fiscal solicitará a utilização de água para auxiliar a ferramenta durante a sondagem simples de solo.
OS BENEFÍCIOS DA sondagem simples de solo
Através da sondagem simples de solo é possível obter uma gama de dados como perfil geotécnico do local investigado, profundidade de ocorrência do lençol freático (nível d’água do subsolo), coletas de amostras semi deformadas de metro a metro para caracterização em laboratório, possibilitando também análises mais específicas.
Ainda pode-se obter através do S.P.T(standard penetration test) o índice de resistência do solo que foi determinado pelo número de golpes necessários para executar a sondagem simples de solo. A soma destas informações ajudará a definir a consistência do solo e o valor aproximado de carga que ele suporta, ajudando a definir onde vão os apoios.
Vale lembrar que esta técnica de sondagem simples de solo não requer instrumentos e ferramentas de grande tamanho, facilitando a execução e o acesso dos técnicos para avaliar o tipo de solo mesmo em terrenos não favoráveis.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 2205-9071 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!