Clique nas imagens para ampliar
Antes de iniciar uma obra, faz-se necessário realizar avaliações e procedimentos que visam a qualidade e segurança da construção. Considerando que toda obra é iniciada com sólidas estruturas no solo, é importante verificar a qualidade desse solo e avaliar se ele está apto para receber todos os arcabouços inerentes a uma construção civil. Para verificar a qualidade desse solo utiliza-se métodos de investigação para verificar a resistência, dentre esses métodos há a sondagem a trado e a percussão.
A sondagem a trado e a percussão são processos de análise geotécnica que visam verificar análises do subsolo para a engenharia, realização de obras da construção civil, construção e desenvolvimento de estradas, entre outras ações de engenharia. A sondagem de solo utiliza sistemas de verificação das características do subsolo, bem como se há a existências de lençóis freáticos.
Os processos de sondagem a trado e a percussão são diferentes, apesar de ambos terem como objetivo a avaliação da qualidade e resistência do solo para construção. Enquanto a sondagem a trado utiliza uma máquina com a haste metálica que realiza um pequeno furo no solo e resgata amostras do subsolo para análise; a sondagem a percussão utiliza um barrilete amostrador de 65 quilos, que é solto em queda livre em uma distância de 75 centímetros.
As principais vantagens da sondagem a trado e a percussão são o baixo custo juntamente com a qualidade dos resultados encontrados, que geram segurança para a realização da obra. A sondagem também permite avaliar as características geológicas do solo local e assim determinar quais estruturas são necessárias para dar solidez à obra.
PRINCIPAIS INFORMAÇÕES GERADAS PELA SONDAGEM A TRADO E A PERCUSSÃO
Os processo de sondagem a trado e a percussão coletam amostras do solo de metro a metro para análise de caracterização que resulta em diversas informações que serão avaliadas por engenheiros para determinar a qualidade e a resistência do subsolo. A partir dessas informações é possível definir se há condições técnicas para o desenvolvimento da obra.
Dentre as informações fornecidas pela sondagem a trado e a percussão estão dados geotécnicos do local investigado, a incidência de lençol freático e sua profundidade, consistência e características do solo, verificação de resistência do subsolo entre outras informações.
Os processos de sondagem a trado e a percussão devem ser realizados por uma empresa especializada em investigação geotécnica, como a Aliança Sondagens que atua nesse segmento há mais de 10 anos. A empresa desenvolve processos de avaliação geotécnica focada em segurança, precisão e qualidade técnica.
A Aliança Sondagens executa serviços de sondagem a percussão (SPT), sondagem a percussão com torque (SPT-T), sondagem a trado e instalação de poços de monitoramento; sempre priorizando a excelência e qualidade operacional de todos os processos desenvolvidos. A empresa ainda investe constantemente em equipamentos adequados e capacitação técnica de seus colaboradores.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 2205-9071 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!